Incontinência urinária - você sabe como tratar? - ABCGIN Incontinência urinária - você sabe como tratar? - ABCGIN

Pesquisar

Validando credenciais, por favor aguarde ...
  • Whatsapp: 21 99973-1534

  • Suporte: 21 99555-0550

Home

Incontinência urinária – você sabe como tratar?

Incontinência urinária – você sabe como tratar?

Incontinência urinária – você sabe como tratar?

A incontinência urinária é um problema que acomete uma grande parte da população, principalmente as mulheres. Geralmente, isso começa a ocorrer quando estamos em idades mais avançadas, porém pode acontecer antes. Chamamos de incontinência urinária a perda involuntária de urina, e essa disfunção traz um sofrimento tanto físico quanto psicológico para o paciente, pois, além de poder haver complicações futuras, a pessoa que sofre com tal problema tende a se excluir, não querer mais participar de eventos sociais, podendo, inclusive, entrar em depressão. E por que isso ocorre? Vejamos!

Existem três tipos de incontinência urinária: a de esforço, a de urgência e a mista. A primeira se caracteriza pela perda involuntária de urina quando realizamos alguma atividade, como movimentar-se, rir, tossir; a segunda é caracterizada pela urgência de urinar, sem conseguir “segurar” até chegar ao banheiro; já a terceira é a mescla das incontinências urinárias de esforço e de urgência. As causas para o problema que tanto incomoda os pacientes – principalmente as mulheres idosas – são diversas.

Causas da incontinência urinária

A principal causa é a idade avançada, já que, quando envelhecemos, perdemos a sustentação muscular, que é responsável pelo controle urinário, mas existem outros motivos para a perda involuntária de urina, são eles:

  • Gravidez e parto;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Problemas neurológicos;
  • Infecções nas vias urinárias;
  • Cálculos renais;
  • Certas bebidas, principalmente as alcoólicas;
  • Estresse;
  • Prisão de ventre;
  • Câncer de próstata;

É importante estar sempre atento aos sinais relatados pela paciente, para descobrir a causa do distúrbio e tratar corretamente. Mas como podemos tratar a incontinência urinária?

Tratamentos mais eficazes para a incontinência urinária

Muitos que sofrem desse problema acreditam que ele não tem solução, que terão que viver para sempre com o auxílio de fraldas, por exemplo. No entanto, existe um tratamento que vem sendo revolucionário no âmbito da uroginecologia, que é o uso do laser e da radiofrequência. Os equipamentos utilizados têm a capacidade de emitir ondas eletromagnéticas que fazem com que os músculos do assoalho pélvico sejam movimentados, estimulando a produção de colágeno, melhorando significativamente a flacidez tecidual que gera a perda urinária.

O procedimento não é cirúrgico, é minimamente invasivo e pode ser realizado em consultório, não havendo, também, a necessidade de repouso prolongado pela paciente. Por esse motivo, é interessante que todos os profissionais estejam sempre atualizados com relação às novas tecnologias utilizadas, a fim de tratar suas pacientes da melhor maneira e devolver a elas a qualidade de vida, tanto física quanto mental. Os médicos precisam observar atentamente os sintomas relatados e oferecer o tratamento mais adequado em cada caso.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *