jan
31
O que esperar de um procedimento com laser vaginal?
Cada vez mais, temos notado a presença do laser nos procedimentos relacionados à saúde. Antes, era mais comum encontrar o laser em tratamentos de pele, principalmente do rosto, mas, hoje em dia, essa tecnologia já é utilizada em outras áreas do corpo, como na região genital da mulher. Essa técnica tem ficado mais popular a cada ano que passa entre os médicos e as pacientes. Mulheres de todas as idades – principalmente aquelas que já estão sofrendo com as consequências da menopausa – chegam ao consultório com grande curiosidade acerca desse novo tratamento, e a principal dúvida é: o que posso esperar de um procedimento com laser vaginal? Quais são as vantagens?
Existem muitas. O laser vaginal não é usado somente para fins estéticos, como a maioria das mulheres acredita, ele é muito utilizado, também, em tratamentos em que o objetivo é recuperar a funcionalidade da região íntima feminina e amenizar, e até mesmo curar, problemas fisiológicos.
O laser vaginal, quando introduzido no canal vaginal da mulher, atua liberando feixes de laser, emitindo ondas eletromagnéticas, que estimulam a contração, a movimentação muscular, aumentando a produção de colágeno e ácido hialurônico. Daí já podemos esperar diversas coisas, como:
- Redução do ressecamento vaginal – Como já foi falado, o laser vaginal não é eficaz somente em procedimentos estéticos, ele também estimula a lubrificação da vagina, que pode ser perdida ao longo do tempo, gerando um ressecamento bastante incômodo às mulheres.
- Melhora da atrofia vaginal – Esse problema também é decorrência – principalmente – do tempo. Mulheres em idade pós-menopausa costumam sofrer com dores e dificuldades durante a relação sexual, causando até mesmo problemas psicológicos, como baixa autoestima. O laser vaginal atua na mucosa, devolvendo a elasticidade vaginal.
- Trata a incontinência urinária de esforço – Problema muito comum entre as mulheres, a incontinência urinária de esforço consiste na perda de urina involuntária, que acontece quando a mulher realizar certas atividades. Esse problema ocorre pelo fato da musculatura do assoalho pélvico estar fraca, sem sustentação o suficiente. O laser estimula a movimentação muscular, fortalecendo-a e melhorando essa condição.
- Clareamento íntimo – Além dos peelings, o laser vaginal também é usado com a finalidade de clarear a região íntima, que pode se tornar escurecida com o tempo ou por fatores hormonais.
Podemos observar, portanto, que o laser vaginal traz à mulher diversos benefícios, sejam eles funcionais ou estéticos. Além disso, é interessante salientar que os procedimentos que utilizam essa tecnologia são minimamente invasivos e indolores, o que traz mais conforto à mulher no momento do tratamento. Os resultados podem ser observados a curto prazo, após poucas sessões, e a recuperação é rápida, sem necessidade de repouso, é recomendado somente que a mulher espere de 5 dias a uma semana para retomar atividades de maior esforço, como alguns exercícios na academia, e para retomar, também, a atividade sexual.