Dúvidas frequentes sobre a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética - ABCGIN Dúvidas frequentes sobre a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética - ABCGIN

Pesquisar

Validando credenciais, por favor aguarde ...
  • Cursos: 21 99973-1534

  • Suporte: 21 4146-4336 | WhatsApp

Home

Dúvidas frequentes sobre a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética

Dúvidas frequentes sobre a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética

Dúvidas frequentes sobre a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética

Com o objetivo de proporcionar maior bem estar para a mulher, em qualquer estágio da sua vida, a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética oferece os mais diversos tratamentos, tanto invasivos como muitos não invasivos, que permitem uma melhora na qualidade de vida da mulher.

Quando falamos de ginecologia regenerativa existem muitas dúvidas. A começar pelas divisões entre funcional e estética. Além de aplicações, limitações e muito mais. Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre o que é a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética e as principais dúvidas que as pessoas têm a respeito disso.

A pele é o primeiro sinal visível explícito de envelhecimento. Seja com o aparecimento de rugas, flacidez, ou até com a perda de brilho e vigor da pele. Essa mudança também pode ser vista na região genital. Pensando nisso, foram desenvolvidos diversos tratamentos que se mostraram muito eficientes, para tratar todos os problemas, tanto estéticos, quanto funcionais, da região genital da mulher.

Acima de tudo a mulher merece se sentir bonita consigo mesma, autoestima não precisa ser um problema para mulheres em nenhuma situação e por nenhum motivo. Por isso, juntamos as principais dúvidas que aparecem sobre o tema aqui, para que você possa oferecer sempre o melhor tratamento para pacientes, independente da idade.

Quais os principais problemas que a regeneração pode ajudar?

São diversos os problemas que podem impactar na saúde íntima da mulher, como o ressecamento vaginal e a perda urinária – que são sintomas da menopausa. Além disso, também existem problemas decorrentes de outras causas, como por exemplo um trauma ou uma laceração durante o parto ou problemas causados pelo tabagismo, mudanças muito grande de peso e outros. Eles podem ser tratados, diminuindo seus impactos e em muitos casos podem até mesmo serem solucionados por completo.

Existem mulheres que se sentem mal devido à aparência de sua região genital. Seja do Monte de Vênus, nos pequenos lábios, ou qualquer outra área. Os procedimentos disponíveis permitem proporcionar à paciente uma aparência melhor, além de um bom funcionamento da região, o que melhora sua autoestima e consequentemente, proporciona uma maior qualidade de vida para as pacientes.

A regeneração é apenas através de cirurgia?

Não, a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética é composta de diversos tratamentos. Atualmente os dois mais utilizados e procurados são o laser e a radiofrequência, além disso também existem os peelings, cosméticos e similares.

Existem estudos atualmente que indicam, por exemplo, que o nanoenxertismo de gordura é uma ótima alternativa para mulheres que passaram pelo período da menopausa. A injeção ajuda no tratamento de problemas urinários, dores, ardência, coceiras e outros sintomas.

A cirurgia também faz parte do grupo de procedimentos disponíveis e é aconselhada em diversos casos. Porém, é importante que o profissional avaliando a paciente saiba identificar a real necessidade de intervenção cirúrgica, ou quando um outro procedimento pode trazer os mesmos resultados, com um tempo de recuperação relativamente menor.

Como escolher o procedimento certo?

Não existe o procedimento certo, a paciente precisa sempre buscar um profissional qualificado para avaliar a situação e poder indicar o tratamento de acordo com as necessidades. Fizemos uma lista com os principais tratamentos disponíveis:

  • Estimulação da musculatura perineal
  • Peelings
  • Cosmecêuticos
  • Nanoenxertismo de gordura
  • Microagulhamentos
  • Fios de PDO
  • Ultrassom microfocado
  • Laser vaginal
  • Radiofrequência
  • Cirurgias íntimas
  • Cirurgias vaginais avançadas
  • Preenchimento de cicatrizes
  • Preenchimento dos grandes lábios vaginais
  • Terapia de reposição hormonal
  • Rejuvenescimento vaginal
  • Ajuste da entrada vaginal
  • Bioregeneração genital
  • Estimulação do colágeno

Existe idade para buscar esse tipo de procedimento?

Não, dentro da Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética, existem tratamentos que são procurados e utilizados por pessoas das mais diversas idades e pelos mais variados motivos.

A mulher, em geral, começa a se consultar com um ginecologista a partir da sua primeira menstruação. Nesse primeiro contato, normalmente o médico explica como funciona o ciclo e ajuda a paciente com qualquer dúvida que ela tenha.

O ideal, e mais indicado, é que a paciente mantenha consultas regulares depois disso. Nessas consultas, tanto a paciente pode questionar sobre algo que a incomode e que possa ser alterado, ou o próprio profissional pode identificar possíveis problemas ou desconfortos e oferecer opções de tratamentos.

O que percebemos é que mulheres mais jovens buscam os procedimentos mais por questões estéticas. Às vezes para alterar algo que as incomode. Já mulheres mais maduras buscam a cirurgia como forma de prevenção. Tratamentos preventivos já são muito comuns em outras áreas do corpo, e tem se tornado cada vez mais procurados e comuns na ginecologia regenerativa.

Pacientes no climatério, ainda são o maior público que busca a regeneração. Em alguns casos, quando a paciente busca o tratamento de forma preventiva, antes dessa fase, consegue obter resultados muito bons. Porém, mesmo que esse não seja o caso, é possível diminuir problemas e melhorar a aparência, combinando os tratamentos certos com as queixas das pacientes.

Portanto ficamos com uma divisão mais ou menos assim:

  • Menos de 30 anos – procedimentos estéticos
  • De 30 a 49 anos – preventivos e pré-menopausa
  • De 50 para cima – pós menopausa e tratamento de seus efeitos, além de tratamentos funcionais devido à idade

Qual o objetivo da Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética?

O objetivo da Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética, é proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pacientes. Ajudá-las a mitigar sintomas da menopausa, ou outras reclamações que tenham.

Atuando na melhorara da aparência e funcionalidade de suas áreas genitais, para ajudar a aumentar sua autoestima e resolver questões relacionadas a sua sexualidade. A mulher precisa se sentir bonita e confortável consigo mesma, com todo o seu corpo. Para isso e para ter uma boa qualidade de vida é imprescindível que a mulher se sinta confortável e bonita com as suas partes, isso inclui suas partes íntimas.

Essa necessidade de se sentir bonita e se aceitar pode levar muitas mulheres a procurarem por tratamentos com seus ginecologistas. Para isso que existe a Cosmetoginecologia, com os tratamentos necessários para ajudar suas pacientes.

Onde posso estudar mais sobre Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética?

Aqui mesmo na ABCGIN! Sim, oferecemos cursos nas modalidades presencial e EAD. Além disso, a nossa equipe está sempre promovendo encontros que chamamos de Sessão Científica. Basicamente, são encontros online, totalmente gratuitos, com o objetivo de divulgar conhecimento, promover conexões e te ajudar a sanar todas as dúvidas que tem sobre essa área.

Você pode ficar de olho no nosso site. Lá temos uma aba dedicada especialmente à divulgação de nossos cursos e eventos. Temos cursos teóricos, para você que ainda está começando nessa área e quer saber mais sobre esse tipo de tratamento, quais os problemas mais comumente encontrados, e muitas outras informações.

Além disso, temos também cursos práticos, para você aprender técnicas que podem ser utilizadas para oferecer opções para as suas pacientes que querem melhorar algum aspecto da sua região íntima.

O mais importante é sempre se preparar e conhecer o procedimento antes de apresentá-lo para suas pacientes, portanto busque informações, cursos, especializações e treinamentos, além de outros profissionais que podem oferecer tratamentos diferenciados, para ficar sempre por dentro das novidades e saber quando um tratamento pode ser utilizado para fazer a diferença na vida de uma mulher que passar pelo seu consultório.

A Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética só pode ser oferecida por ginecologistas?

A primeira resposta para essa pergunta é não. Existem outros profissionais dentro da medicina que também podem se especializar em Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética e passar a oferecer esses serviços. Além do ginecologista outros profissionais que podem oferecer os tratamentos são dermatologistas e cirurgiões plásticos que também estão capacitados para oferecer muitos dos procedimentos disponíveis.

Porém, por se tratar de procedimentos delicados, de uma região íntima, é imprescindível que o profissional realmente saiba o que está fazendo e esteja devidamente capacitado para oferecer qualquer um dos serviços e procedimentos para a regeneração ou rejuvenescimento da área. Por isso, é muito importante sempre deixar claro para as suas pacientes todo o seu preparo e lembrá-las da importância de se tratar apenas com profissionais capacitados.

Outro ponto de suma importância a ser conversado com as pacientes é o de sempre verificar outros profissionais que prometem soluções milagrosas, e desconhecidas dentro da área médica.

Existe muita procura por essa área?

Sim! E a procura tende a aumentar cada vez mais. Como já mencionamos aqui, a saúde íntima feminina é assunto que foi muito ignorado por muito tempo, mas que tem ganhado cada vez mais espaço e é assunto de muitos estudos atuais.

Por muito tempo, a mulher só tinha autorização para buscar um médico, um ginecologista, quando fosse casar. Com o passar dos tempos e a evolução da mentalidade, passou a se tornar algo muito mais comum. Hoje em dia a noção de que a mulher deveria procurar um ginecologista apenas para se casar e depois quando estivesse grávida já é um passado quase esquecido.

Sendo assim, as mulheres têm dado voz às suas vontades, necessidades e problemas que encontram ao longo da sua vida e buscado soluções para se manterem bonitas, ativas e acima de tudo com saúde e qualidade de vida.

Um bom ginecologista hoje em dia está sempre buscando ter conhecimento das técnicas de cosmetoginecologia, para ajudar suas pacientes a encontrarem o que buscam no seu dia a dia. Um profissional que está preso aos procedimentos antigos e que não conhecem novas opções para oferecer para seus pacientes pode, muito em breve, se ver sem ninguém para atender.

Assim como em todas as outras profissões é preciso se manter atualizado e em dia com as novidades do mercado, para não se tornar obsoleto. Por isso, o que você pode fazer, é sempre buscar se manter em dia e conhecer as novidades de sua área, não apenas para manter suas pacientes, mas principalmente, para conseguir oferecer o melhor tratamento possível para elas, sempre.

Os tratamentos precisam de anestesia geral?

Não, na verdade a grande maioria deles não precisa de absolutamente nenhum tipo de anestesia, outros procedimentos podem necessitar uma anestesia local. Inclusive muitos dos procedimentos são tão simples e não invasivos que podem ser feitos até mesmo no consultório, durante uma consulta normal.

Existem alguns procedimentos que podem causar algum desconforto momentâneo mas que passam em apenas alguns instantes e a paciente pode sair da consulta já com seu problema resolvido e sem nenhum incômodo. E podendo resumir as suas atividades diárias normalmente.

Ficou alguma dúvida ainda?

Não perca mais tempo, a ABCGIN – ​​Associação Brasileira de Cosmetoginecologia está aqui para te ajudar. Seja a entender mais sobre as opções de tratamentos disponíveis ou com itens como os abaixo.

  • Atualização e capacitação de profissionais da medicina;
  • Regulação de terapias e tratamentos na área;
  • Incentivo à integração multidisciplinar;
  • Incentivo à interação entre ginecologistas, dermatologistas, cirurgiões plásticos, urologistas e afins;
  • Referência especializada em Saúde Íntima Feminina.

Aqui na ABCGIN acreditamos no conceito de Ginecologia Regenerativa, Funcional e Estética, principalmente acreditamos que os procedimentos que ele compreende oferecem a solução para alterações indesejadas na genitália feminina, trazendo de volta o bem-estar, assim como o resgate da autoestima. Por isso, nossa missão aqui na associação é sempre incentivar, apoiar e capacitar um número cada vez maior de médicos a fim de promoverem a qualidade de vida das mulheres.

Se você é médico e está em busca de conhecimento para atender cada vez melhor as suas pacientes então aqui é o lugar certo para você. Aqui no blog da ABCGIN temos diversos artigos sobre essa questão e também sobre outros assuntos relacionados à área, que podem ser do seu interesse. Para acessá-los basta clicar aqui.

Além disso, fique de olho nas nossas páginas nas redes sociais para saber sobre as novidades da associação, novos cursos ou encontros, além de novidades a respeito da área. Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail para receber a nossa newsletter, ela é feita especialmente para profissionais da área e está sempre cheia de novidades, você não vai se arrepender.

Se você ainda não é associado da ABCGIN clique aqui agora mesmo e faça a sua assinatura, você terá acesso exclusivo à nossa área de membros e a todas as vantagens que a associação pode oferecer.

Posts Relacionados