Curiosidades sobre a vagina que você não sabia - ABCGIN Curiosidades sobre a vagina que você não sabia - ABCGIN

Pesquisar

Validando credenciais, por favor aguarde ...
  • Whatsapp: 21 99973-1534

  • Suporte: 21 98460-2321

Home

Curiosidades sobre a vagina que você não sabia

Curiosidades sobre a vagina que você não sabia

Curiosidades sobre a vagina que você não sabia

Falar sobre a vagina ainda é – infelizmente – um tabu entre a maioria das mulheres. Porém, é extremamente importante conhecer a região íntima feminina por diversos motivos, como, por exemplo, saúde ou até mesmo para aumentar o prazer sexual. Vejamos, então, alguns fatos que muitos não sabem sobre a vagina.

  • A vagina é uma parte do corpo feminino que tem a capacidade de autolimpeza, ou seja, não é necessário lavá-la muitas vezes por dia. Os médicos recomendam, inclusive, que não sejam utilizados sabonetes perfumados e duchas higiênicas, pois essas práticas fazem com que a barreira natural de micro-organismos protetores seja rompida, facilitando infecções desagradáveis.
  • Ela é elástica! Sim, a vagina tem, em média, 7 a 10 centímetros de profundidade. No entanto, quando estimulada, pode ser expandir. Esse fato se dá principalmente porque é pela vagina que o bebê nasce naturalmente, logo, ela precisa aumentar de tamanho para possibilitar a passagem.
  • O clitóris, maior responsável pelo prazer feminino, possui duas vezes mais terminações nervosas que o pênis. Ou seja, é uma região altamente sensível.
  •  A vagina não perde elasticidade e sustentação por conta da atividade sexual. Na verdade, isso ocorre, geralmente, pelo fator temporal. Quanto mais idade a mulher tiver, menos colágeno ela irá produzir, o que faz com que o órgão se torne flácido. Isso pode ser tratado com a administração do laser íntimo.
  • Ela deve ser exercitada, assim como o resto do corpo. Exercícios de contração muscular vaginal são extremamente importantes para a saúde da região genital.
  • Esse órgão pode mudar de cor ao longo da vida da mulher. Com as alterações hormonais, a vagina pode acabar se tornando mais escura. Isso ocorre principalmente durante a gravidez.
  • Existem vaginas que não possuem hímen. O hímen é um pedaço de tecido fino que está presente em muitas mulheres ao nascerem e é associado à virgindade feminina. Contudo, existem mulheres que nascem sem ele.

Saber sobre esse órgão é, como já falamos, fundamental para a saúde feminina. Conhecer sua forma, sua aparência, seus odores faz com que a mulher consiga entender sobre o seu corpo e ter controle do que se passa. É necessário que os médicos ginecologistas sempre conversem com suas pacientes, visando à desmistificação do assunto. Não deixe de falar com a sua paciente sobre a vagina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *