dez
23
Dores no pé da barriga – o que pode ser?
Essa é uma queixa muito comum das mulheres a seus ginecologistas. A dor no baixo ventre – ou no pé da barriga, como é chamada geralmente – pode ser sintoma de diversos problemas de saúde, estando relacionada, principalmente, com os órgãos do sistema reprodutor e excretor, como útero, ovários e bexiga, por exemplo.
É importante que outros sintomas sejam analisados, já que a dor no pé da barriga é bastante genérica. Vejamos quais são as possíveis causas desse incômodo que acomete grande parte das mulheres;
Quais são as principais causas da dor no baixo ventre?
Bom, como já citamos, existe uma infinidade de possibilidades, porém, quando a paciente chega ao consultório se queixando dessa dor, alguns possíveis problemas já devem vir à cabeça do médico. São eles:
- Gravidez
Um dos primeiros sintomas da gravidez é a presença de cólicas na região em que se localiza o útero, principalmente pelo fato de que, nas primeiras semanas, os órgãos reprodutores estão se ajustando para acomodar o feto. Portanto, é interessante considerar a possibilidade da paciente estar grávida e realizar os exames confirmatórios.
- Cistos ovarianos
Essa condição é muito comum em mulheres em idade reprodutiva. A dor no pé da barriga causada pelo cisto geralmente se concentra em apenas um lado e vem acompanhada de sintomas como menstruação desregulada. O diagnóstico pode ser feito através de exames físicos e de imagem, e o tratamento, dependendo do tamanho do cisto, deve ser cirúrgico.
- Endometriose
De acordo com algumas pesquisas, 1 em cada 10 mulheres possui endometriose. Condição em que o endométrio cresce além do normal, podendo migrar até a cavidade abdominal, gerando sangramentos. Esse problema é de difícil diagnóstico e pode causar infertilidade. Por isso, se a paciente se queixa de dor no pé da barriga, a possibilidade de haver endometriose deve ser investigada imediatamente.
- Infecções no trato urinário
A infecção urinária também causa essa dor extremamente desagradável no baixo ventre. Geralmente vem acompanhada de sintomas como a urgência para urinar, coceira e ardor. Exames laboratoriais que analisam a urina da paciente são usados comumente para o diagnóstico.
- Doença inflamatória pélvica
A DIP é uma doença é uma infecção comum, que pode ocorrer por transmissão sexual ou por condições como a endometriose. O tratamento é realizado geralmente com medicamentos via oral.
- Obstrução intestinal
Problemas relacionados ao trato digestivo também podem causar fortes dores no pé da barriga. A constipação pode ocorrer por má alimentação, falta de fibras e por desidratação.
Essas são apenas algumas das várias causas da dor no pé da barriga. O médico deve investigar a fundo e eliminar as possibilidades mais graves primeiro, pois essas podem acometer a saúde da paciente com mais rapidez. Analise todos os sintomas da sua paciente para dar a ela o diagnóstico correto, livrando-a desse incômodo que é, muitas vezes, incapacitante.