Dores no pé da barriga - o que pode ser? - ABCGIN Dores no pé da barriga - o que pode ser? - ABCGIN

Pesquisar

Validando credenciais, por favor aguarde ...
  • Whatsapp: 21 99973-1534

  • Suporte: 21 98460-2321

Home

Dores no pé da barriga – o que pode ser?

Dores no pé da barriga – o que pode ser?

Dores no pé da barriga – o que pode ser?

Essa é uma queixa muito comum das mulheres a seus ginecologistas. A dor no baixo ventre – ou no pé da barriga, como é chamada geralmente – pode ser sintoma de diversos problemas de saúde, estando relacionada, principalmente, com os órgãos do sistema reprodutor e excretor, como útero, ovários e bexiga, por exemplo.

É importante que outros sintomas sejam analisados, já que a dor no pé da barriga é bastante genérica. Vejamos quais são as possíveis causas desse incômodo que acomete grande parte das mulheres;

Quais são as principais causas da dor no baixo ventre?

Bom, como já citamos, existe uma infinidade de possibilidades, porém, quando a paciente chega ao consultório se queixando dessa dor, alguns possíveis problemas já devem vir à cabeça do médico. São eles:

  • Gravidez

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a presença de cólicas na região em que se localiza o útero, principalmente pelo fato de que, nas primeiras semanas, os órgãos reprodutores estão se ajustando para acomodar o feto. Portanto, é interessante considerar a possibilidade da paciente estar grávida e realizar os exames confirmatórios.

  • Cistos ovarianos

Essa condição é muito comum em mulheres em idade reprodutiva. A dor no pé da barriga causada pelo cisto geralmente se concentra em apenas um lado e vem acompanhada de sintomas como menstruação desregulada. O diagnóstico pode ser feito através de exames físicos e de imagem, e o tratamento, dependendo do tamanho do cisto, deve ser cirúrgico.

  • Endometriose

De acordo com algumas pesquisas, 1 em cada 10 mulheres possui endometriose. Condição em que o endométrio cresce além do normal, podendo migrar até a cavidade abdominal, gerando sangramentos. Esse problema é de difícil diagnóstico e pode causar infertilidade. Por isso, se a paciente se queixa de dor no pé da barriga, a possibilidade de haver endometriose deve ser investigada imediatamente.

  • Infecções no trato urinário

A infecção urinária também causa essa dor extremamente desagradável no baixo ventre. Geralmente vem acompanhada de sintomas como a urgência para urinar, coceira e ardor. Exames laboratoriais que analisam a urina da paciente são usados comumente para o diagnóstico.

  • Doença inflamatória pélvica

A DIP é uma doença é uma infecção comum, que pode ocorrer por transmissão sexual ou por condições como a endometriose. O tratamento é realizado geralmente com medicamentos via oral.

  • Obstrução intestinal

Problemas relacionados ao trato digestivo também podem causar fortes dores no pé da barriga. A constipação pode ocorrer por má alimentação, falta de fibras e por desidratação.

Essas são apenas algumas das várias causas da dor no pé da barriga. O médico deve investigar a fundo e eliminar as possibilidades mais graves primeiro, pois essas podem acometer a saúde da paciente com mais rapidez. Analise todos os sintomas da sua paciente para dar a ela o diagnóstico correto, livrando-a desse incômodo que é, muitas vezes, incapacitante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *